SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue69Considerations on the interface between the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and Portuguese language in the initial construction of writing of deaf childrenDigital technologies: a new interative space of social in the written production of the deaf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MARIN, Carla Regina  and  GOES, Maria Cecília Rafael de. A experiência de pessoas surdas em esferas de atividade do cotidiano. Cad. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.69, pp. 231-249. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000200007.

O artigo analisa depoimentos de sujeitos surdos sobre os modos como participam de esferas de atividade, nas quais diferentes segmentos da população circulam em eventos do dia-a-dia (no trabalho, em casas comerciais e em serviços públicos, por exemplo). A partir de entrevistas, os achados indicam que os surdos enfrentam dificuldades em situações que, em geral, são triviais para os ouvintes. Ademais, os entrevistados mostram um reconhecimento muito parcial das condições insatisfatórias e desiguais para sua inserção nesses vários espaços, admitindo a naturalidade da dependência do ouvinte ou mesmo atribuindo ao próprio surdo a responsabilidade pelos problemas. As análises evidenciam que as mudanças políticas anunciadas realizam-se de maneira inconsistente. "A eliminação de barreiras atitudinais e de comunicação" implica o enfrentamento de questões concernentes às relações de poder entre surdo e ouvinte e não pode ser concebida como uma soma de iniciativas localizadas.

Keywords : Surdez; Formação bilíngüe; Inclusão social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese