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Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a educação do educador. Cad. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.70, pp.311-328. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300003.

Com a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).

Keywords : Educação; Cultura; Intelectuais; Antagonismo; Revistas.

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