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Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

DORE, Rosemary. Gramsci e o debate sobre a escola pública no Brasil. Cad. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.70, pp. 329-352. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300004.

Com o fim da ditadura militar no Brasil, as pressões sociais e políticas advindas dos movimentos populares colocaram para os setores progressistas da sociedade o desafio de formular projetos para democratizar o país. No campo educacional, o debate político sobre as diretivas para organizar a escola pôs em confronto duas grandes concepções. De um lado, a noção de "aparelho ideológico de Estado", proposta por Louis Althusser, e, de outro, a idéia de que a escola é "aparelho 'privado' de hegemonia", baseada na reflexão de Antonio Gramsci. O confronto entre as duas noções de escola e os problemas da assimilação do pensamento gramsciano na área educacional, cujos efeitos alcançam a atualidade, é o objeto de análise deste ensaio.

Keywords : Aparelho ideológico do Estado; Aparelho privado de hegemonia; Escola pública; Escola unitária; Gramsci.

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