SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue70Gramsci and the debate about public school in Brazil"Organic" intellectuals in post-modernity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MAGRONE, Eduardo. Gramsci e a educação: a renovação de uma agenda esquecida. Cad. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.70, pp. 353-372. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300005.

O artigo apresenta conceitos gramscianos de sociedade civil e sociedade política, com o objetivo de advertir para os riscos de uma visão antitética das relações entre Estado e sociedade civil na atual cultura política brasileira. Em seguida, examina criticamente conceitos sobre a autonomia da escola, inspirados em visões que concebem a sociedade civil como capaz de se autoproduzir independentemente da luta política institucionalizada. Por fim, indica algumas pistas para a interpretação da participação da comunidade na gestão da escola à luz da idéia de Estado ampliado.

Keywords : Gramsci; Sociedade civil; Sociedade política; Autonomia escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese