SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue71Teaching materials for adult and youth educationPopular education and collaborative production pedagogy(ies) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

On-line version ISSN 1678-7110

Abstract

PESSOA, Jadir de Morais. Mestres de caixa e viola. Cad. CEDES [online]. 2007, vol.27, n.71, pp. 63-83. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000100005.

O texto tem como premissa a consideração de que o maior volume de escritos sobre educação popular deriva de um esforço de inúmeros pesquisadores em análises e reflexões sobre as práticas de sujeitos individuais e coletivos, visando, sobretudo, a conscientização de grupos subalternos quanto às causas das respectivas situações de pobreza e desassistência. Tais escritos, em geral, têm em vista, também, a superação dessa mesma condição, por meio da escolarização de jovens e adultos, de ações no âmbito da cultura popular, da formação política e da mobilização de comunidades. Via de regra, não se tem levado em conta que, de muitas maneiras, sujeitos e grupos constroem formas próprias de coesão social que são essencialmente produção de sentidos e de saberes. Isso se dá de modo expressivo nas danças, nos folguedos e nas manifestações coletivas da religiosidade popular. Um exemplo, proposto neste texto, é o caso das folias de reis, em que os agentes do ritual fazem esta comunicação de sentidos e saberes, inclusive, de casa em casa, ao visitarem anualmente os moradores devotos.

Keywords : Educação popular; Folia de Reis; Saberes populares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)