SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue71Teaching materials for adult and youth educationPopular education and collaborative production pedagogy(ies) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

PESSOA, Jadir de Morais. Mestres de caixa e viola. Cad. CEDES [online]. 2007, vol.27, n.71, pp. 63-83. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000100005.

O texto tem como premissa a consideração de que o maior volume de escritos sobre educação popular deriva de um esforço de inúmeros pesquisadores em análises e reflexões sobre as práticas de sujeitos individuais e coletivos, visando, sobretudo, a conscientização de grupos subalternos quanto às causas das respectivas situações de pobreza e desassistência. Tais escritos, em geral, têm em vista, também, a superação dessa mesma condição, por meio da escolarização de jovens e adultos, de ações no âmbito da cultura popular, da formação política e da mobilização de comunidades. Via de regra, não se tem levado em conta que, de muitas maneiras, sujeitos e grupos constroem formas próprias de coesão social que são essencialmente produção de sentidos e de saberes. Isso se dá de modo expressivo nas danças, nos folguedos e nas manifestações coletivas da religiosidade popular. Um exemplo, proposto neste texto, é o caso das folias de reis, em que os agentes do ritual fazem esta comunicação de sentidos e saberes, inclusive, de casa em casa, ao visitarem anualmente os moradores devotos.

Keywords : Educação popular; Folia de Reis; Saberes populares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese