SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue72Education and work: considerations on the rural social movementsPolicies for training rural educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. MST, "escola da vida" em movimento. Cad. CEDES [online]. 2007, vol.27, n.72, pp. 137-156. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200003.

Com o presente texto, discorremos sobre a trajetória formativa de integrantes do mst, detendo-nos na análise da força aglutinadora e formadora de um discurso-ação constituído na experiência e constituidor da experiência em questão. Perguntamos: Como este discurso-ação pôde convocar homens e mulheres, excluídos do rural brasileiro, a um "vir-a-ser" inusitado, produto de ruptura e criação? Consideramos tal trajetória no âmbito ampliado das ações educativo-formativas do MST; de uma "escola de vida" que possibilitou a muitos vislumbrar a singularidade do seu "vir-a-ser" como indivíduo, companheiro e como movimento social. Trabalhamos com os pensamentos de Gramsci, Heller, Arendt e Foucault, mediante interface temática, ao problematizar e analisar a experiência. No plano empírico, movemo-nos da análise documental a depoimentos de grupos de assentados do MST.

Keywords : Movimento social; MST; Educação-formação; Discurso-ação; Amizade ético-política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese