SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue72Teaching and learning in rural education: the link between historical and pedagogical processesThe educational system in Brazil's quilombola communities: experiences in São Miguel dos Pretos and Kalunga Communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação escolar indígena: um modo próprio de recriar a escola nas aldeias Guarani. Cad. CEDES [online]. 2007, vol.27, n.72, pp. 197-213. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000200006.

A educação escolar específica e diferenciada vem sendo constituída pelos povos indígenas brasileiros, com maior intensidade, nas últimas décadas. Os Guarani, zelosos de sua cosmologia e contrários à introdução de aparatos ocidentais em seu modo de vida tradicional, foram historicamente desfavoráveis à escola. Hoje, algumas aldeias buscam-na, como uma forma de se aparelharem para compreender o "mundo dos brancos", acessando, por meio da escola, conhecimentos necessários para uma interação mais simétrica com a sociedade não-indígena. A reflexão proposta neste texto aborda os processos de escolarização, evidenciando as formas de apropriação que ocorrem na escola das aldeias Guarani, no Rio Grande do Sul, por meio de práticas escolares que buscam constituir um modo próprio de ensinar, em diálogo com os princípios que compõem a educação tradicional e a cosmologia desse povo.

Keywords : Educação indígena; Escolas indígenas; Escolas Guarani.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese