SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue73Contributions from professional health education to teachers' preparation for work at hospital schoolsExperiences of teaching, research and extension at the HIJG pedagogy department author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

FONTES, Rejane de Souza  and  VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O papel da educação no hospital: uma reflexão com base nos estudos de Wallon e Vigotski. Cad. CEDES [online]. 2007, vol.27, n.73, pp. 279-303. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000300003.

A educação no hospital ainda é um tema novo para a academia e possui poucos estudos nesta área. Com o objetivo de contribuir para o debate, o texto apresenta, através da análise de cenas de um atendimento pedagógico em hospital, possibilidades de interlocução entre a educação e a saúde. Com base nos estudos de Wallon e Vigotski, o artigo discute cenas de interação entre quatro crianças, os diferentes papéis que a educação pode desempenhar no contexto hospitalar. A aprendizagem como elemento propulsor do desenvolvimento ganha novos contornos numa enfermaria pediátrica. Além de resgatar a auto-estima da criança, o ato de aprender gera conhecimentos que contribuem para refletir sobre sua doença e compreender as causas que lhe trazem desconforto emocional, diminuindo a tensão de uma hospitalização. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada.

Keywords : Educação; Saúde; Interação; Emoção; Pensamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese