SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número73Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classes hospitalaresExperiências de ensino, pesquisa e extensão no setor de pedagogia do HIJG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

FONTES, Rejane de Souza  e  VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O papel da educação no hospital: uma reflexão com base nos estudos de Wallon e Vigotski. Cad. CEDES [online]. 2007, vol.27, n.73, pp. 279-303. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622007000300003.

A educação no hospital ainda é um tema novo para a academia e possui poucos estudos nesta área. Com o objetivo de contribuir para o debate, o texto apresenta, através da análise de cenas de um atendimento pedagógico em hospital, possibilidades de interlocução entre a educação e a saúde. Com base nos estudos de Wallon e Vigotski, o artigo discute cenas de interação entre quatro crianças, os diferentes papéis que a educação pode desempenhar no contexto hospitalar. A aprendizagem como elemento propulsor do desenvolvimento ganha novos contornos numa enfermaria pediátrica. Além de resgatar a auto-estima da criança, o ato de aprender gera conhecimentos que contribuem para refletir sobre sua doença e compreender as causas que lhe trazem desconforto emocional, diminuindo a tensão de uma hospitalização. Assim, ao proporcionar momentos de construção, expressão e reelaboração de pensamentos, a educação tem um importante papel a desempenhar no resgate da saúde da criança hospitalizada.

Palavras-chave : Educação; Saúde; Interação; Emoção; Pensamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português