SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue74School mathematics, the student and the teacher: apparent paradoxes and polarization in discussion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática?. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.74, pp. 11-23. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000100002.

Ao saber quem são seus avôs, bisavôs e mesmo tataravôs profissionais, o professor de matemática passa a ver o trabalho de seus colegas contemporâneos, e seu próprio fazer docente, de outro modo. Dá a seu ofício uma dimensão histórica. Considerar o trabalho do professor de matemática numa dimensão histórica permite uma compreensão diferente do sentido das ações realizadas nas salas de aula hoje. Ter ciência de contextos de outros tempos do ensino de matemática possibilita o entendimento do que são novidades e continuidades, na tarefa cotidiana de ensinar matemática a crianças, jovens e adultos. Este breve texto tem a intenção de apresentar ao professor de matemática alguns de seus antepassados profissionais. Ao considerar de modo bastante sumário essa genealogia, quem sabe seja possível encontrar aqueles familiares que foram deixando heranças às práticas e saberes atuais da Educação Matemática.

Keywords : Educação Matemática; História da educação matemática; História da matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese