SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue74The teaching of statistics and probability at elementary schools and teacher educationSchool practices of mathematical culture mobilization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

GOTTSCHALK, Cristiane M. C.. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.74, pp. 75-96. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000100006.

Com a "virada-lingüística" do final do século XIX, alguns filósofos, entre eles o austríaco Ludwig Wittgenstein, passam a considerar o papel das nossas expressões lingüísticas na constituição dos sentidos. Em particular, nas suas reflexões sobre os fundamentos da matemática, Wittgenstein sugere que vejamos as proposições matemáticas como regras a serem seguidas, atreladas a procedimentos e técnicas de natureza convencional, no interior de nossas formas de vida; sem que haja, portanto, uma realidade última e extralingüística que "fiscalize" a atividade matemática. Nesta nova abordagem, o pragmático passa a desempenhar um papel transcendental na transmissão e construção do conhecimento, contrapondo-se, assim, ao dogmatismo presente nas concepções epistemológicas anteriores e abrindo novas possibilidades para se pensar o ensino dessa disciplina.

Keywords : Pragmática filosófica; Significado; Ensino de Matemática; Wittgenstein.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese