SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue75The blind person and the inclusion: a cultural-historical psychology view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

NERES, Celi Corrêa  and  CORREA, Nesdete Mesquita. O trabalho como categoria de análise na educação do deficiente visual. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.75, pp. 149-170. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000200002.

O objetivo deste texto é discutir o trabalho como uma categoria de análise na educação do deficiente visual. Sob esse aspecto, evidencia que a compreensão das formas de trabalho, em cada momento da existência humana, revela a organização social e a própria história da humanidade. Para tanto, baseando-se no conceito de trabalho em Marx, houve a preocupação de revisitar a trajetória da educação especial, situando a organização dos modos de produção da sociedade e a educação do deficiente visual. Assinala que as alternativas para superar dificuldades de emprego e da possibilidade de inclusão social das pessoas com deficiência visual exigem investimento em sua educação, na qualidade de vida e na sua inserção no trabalho. Conclui-se que é de fundamental importância a existência de uma proposta educacional que supere a exclusão e a necessidade de transformação das atuais relações de trabalho na sociedade capitalista, bem como o estabelecimento de um novo projeto político-social.

Keywords : Trabalho; Sociedade; Educação; Deficiência visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese