SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue75Labor as an analysis category in the education of the visual deficientDenied access and the reiteration of dependence: the library and its role in the education of the blind author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

LIRA, Miriam Cristina Frey de  and  SCHLINDWEIN, Luciane Maria. A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.75, pp. 171-190. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000200003.

Neste trabalho discutimos a inclusão do aluno com diferenças visuais considerando suas lembranças escolares. Foram coletados depoimentos orais de três alunos com diferenças visuais matriculados em cursos de graduação com o intuito de compreender como as relações estabelecidas ao longo do percurso escolar podem ter auxiliado esses alunos a vencerem o estigma da exclusão. As análises aqui apresentadas apóiam-se nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, segundo a qual o psiquismo humano se constitui socialmente, trazendo em si a marca da cultura em que o homem está imerso. Os resultados apresentados indicam que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades, que foram sendo superadas na medida em que esses sujeitos passam de uma situação de dependência para uma situação de controle maior sobre suas próprias vidas, com papéis sociais mais definidos e valorizados em suas comunidades.

Keywords : Inclusão; Psicologia histórico-cultural; Pessoa cega.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese