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A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural

The blind person and the inclusion: a cultural-historical psychology view

Neste trabalho discutimos a inclusão do aluno com diferenças visuais considerando suas lembranças escolares. Foram coletados depoimentos orais de três alunos com diferenças visuais matriculados em cursos de graduação com o intuito de compreender como as relações estabelecidas ao longo do percurso escolar podem ter auxiliado esses alunos a vencerem o estigma da exclusão. As análises aqui apresentadas apóiam-se nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, segundo a qual o psiquismo humano se constitui socialmente, trazendo em si a marca da cultura em que o homem está imerso. Os resultados apresentados indicam que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades, que foram sendo superadas na medida em que esses sujeitos passam de uma situação de dependência para uma situação de controle maior sobre suas próprias vidas, com papéis sociais mais definidos e valorizados em suas comunidades.

Inclusão; Psicologia histórico-cultural; Pessoa cega


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