SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue75The blind person and the inclusion: a cultural-historical psychology viewTo see, not to see and to learn: the participation of low vision and blind children at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

DALLABRIDA, Adarzilse Mazzuco  and  LUNARDI, Geovana Mendonça. O acesso negado e a reiteração da dependência: a biblioteca e o seu papel no processo formativo de indivíduos cegos. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.75, pp. 191-208. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000200004.

Considerando a importância da leitura no processo formativo dos indivíduos, o artigo analisa o acesso aos livros em Braille, sua materialidade, circulação, práticas e usos, disponíveis em uma biblioteca, para os sujeitos com deficiência visual. Para tanto, a pesquisa empírica foi desenvolvida em uma biblioteca pública, através da utilização de fontes primárias de coleta, como observação e entrevista, realizadas em dois momentos, nos anos 2002 e 2007, com o objetivo de comparar o acervo disponível à demanda de leitores e aos suportes materiais do livro em Braille nestes períodos. A análise foi desenvolvida tendo como interlocutor privilegiado a perspectiva de Roger Chartier. O estudo aponta o quanto os sujeitos com deficiência visual, em especial a pessoa cega, ainda têm o seu direito à leitura subjugado pela ausência de políticas públicas e, conseqüentemente, limitação do acervo, dificuldades de acesso ao livro e precariedade dos títulos disponibilizados.

Keywords : Livro em Braille; Deficiência visual; Cegueira; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese