SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue75To see, not to see and to learn: the participation of low vision and blind children at schoolMusicians that are blind or blind musicians: representations of sensory compensation in art history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

NICOLAIEWSKY, Clarissa de Arruda  and  CORREA, Jane. Escrita ortográfica e revisão de texto em Braille: uma história de reconstrução de paradigmas sobre o aprender. Cad. CEDES [online]. 2008, vol.28, n.75, pp. 229-244. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622008000200006.

O desenvolvimento da escrita ortográfica pela criança é uma ferramenta importante para a expressão e organização do seu pensamento através do texto escrito. A revisão textual contribui de forma significativa neste desenvolvimento ao possibilitar que a criança reflita sobre as escolhas lingüísticas que realiza ao escrever. No entanto, se o aprendiz percebe o erro como evidência de seu fracasso em aprender, a revisão da própria produção pode ser uma experiência dolorosa. Este trabalho descreve o processo de revisão de texto realizado por uma criança cega, explorando a importância da realização de atividades de natureza metalingüística e do fazer-de-conta para o domínio da escrita ortográfica no sistema Braille, desenvolvimento da auto-estima e reconstrução de paradigmas sobre o aprender.

Keywords : Escrita ortográfica; Revisão de texto; Braille.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese