SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue77The social function of environmental education in collaborative practices: participation and engagementUnderstanding landscape: contributions from hermeneutic and phenomenology toward an epistemology of environmental education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; TREIN, Eunice; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos  and  NOVICKI, Victor. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.77, pp. 81-97. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100006.

O artigo apresenta algumas das principais contribuições da teoria marxista para a educação ambiental, considerando que a prática educativa no Brasil se constituiu em diálogo com concepções pedagógicas e autores inseridos neste campo. Iniciamos com uma breve contextualização da produção de inspiração crítica (estritamente marxista ou não) e as disputas teóricas inseridas na educação ambiental. Logo após, discorremos sobre a influência e a apropriação das pedagogias críticas e de conceitos estruturantes da concepção marxiana de educação na formulação teórico-metodológica em educação ambiental. Como síntese e conclusão, argumentamos sobre a importância do materialismo histórico-dialético nas discussões ambientais contemporâneas, refletindo criticamente sobre como ele aí se apresenta, particularmente na educação ambiental.

Keywords : Teoria marxista; Pedagogias críticas; Materialismo histórico-dialético; Educação ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese