SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue77Marxist theory's contributions to the critical environmental educationFrans Krajcberg and his contribution to environmental education based on the theory of social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRUN, Mauro  and  AVANZI, Maria Rita. Paisagens da compreensão: contribuições da hermenêutica e da fenomenologia para uma epistemologia da educação ambiental. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.77, pp. 99-115. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100007.

O artigo discute a questão da compreensão desde a experiência da obra de arte e do jogo como modelos da compreensão em Gadamer. Desde esta perspectiva, tematiza a abertura e o engajamento como aspectos constitutivos da experiência de compreensão do mundo na perspectiva da hermenêutica e explora suas consequências em termos do pertencimento ao ambiente, no sentido de um ambiente-mundo. Propõe, em continuidade com esta abordagem, a noção de paisagem como engajamento e pertencimento ao "corpo do mundo". Para fundamentar este conceito de paisagem, são acionadas a antropologia ecológica de Tim Ingold e a fenomenologia de Merleau-Ponty, que sugerem, cada uma a seu modo, a continuidade na relação humanos/não-humanos. Ao final, são apontados desdobramentos de uma epistemologia compreensiva para a educação ambiental a partir da reflexão sobre uma intervenção educativa de pesquisa-ação em educação ambiental no Vale do Ribeira.

Keywords : Experiência; Hermenêutica; Fenomenologia; Paisagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese