SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue78Social quality of public education: some approachesHigher education quality: place and meaning of the public-private relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SOBRAL, Fernanda A. da Fonseca. Qualidade acadêmica e relevância social e econômica da educação superior. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.78, pp. 227-241. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000200006.

A educação brasileira, e, mais especificamente, a universidade, vivencia na atualidade um grande desafio: o de atender aos requisitos de qualidade como mérito acadêmico da sua produção científica e tecnológica e de relevância social e econômica. É essa questão que será abordada neste artigo, apresentando inicialmente as condições sociocognitivas que influenciam a definição dessa qualidade complexa pela política governamental; em seguida, analisam-se documentos que tratam da política da educação superior, do governo atual, relativa à avaliação da graduação e da pós-graduação, e à política de ciência, tecnologia e inovação, referente aos seus principais programas e prioridades de fomento à pesquisa. Finalmente, mostra-se de que modo essa qualidade complexa da produção científica e tecnológica se expressa nas práticas de líderes de pesquisa em diferentes áreas de conhecimento.

Keywords : Universidade; Produção científica e tecnológica; Qualidade acadêmica; Relevância social e econômica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese