SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue78Higher education quality: place and meaning of the public-private relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ABREU JUNIOR, Nelson de. Sistema(s) de avaliação da educação superior brasileira. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.78, pp. 257-269. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000200008.

O presente artigo busca contribuir para a discussão das políticas públicas ligadas à avaliação institucional brasileira, nas duas versões mais recentes do denominado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A primeira foi implantada no governo de Fernando Henrique Cardoso e a segunda, aprimorada no governo de Lula da Silva. Ambas têm como referência o contexto das demandas sociais de expansão da matrícula na educação superior, a incapacidade do Estado brasileiro em atendê-las, a consequente privatização incremental na matrícula daquele nível de ensino e um provável jogo de cena para aparentar certa regulação da qualidade na oferta do ensino. Na última parte, indica a retomada da avaliação brasileira nos moldes do Programa de Avaliação das Instituições Universitárias Brasileiras (PAIUB), separando radicalmente a avaliação da regulação.

Keywords : Avaliação institucional; Sistema brasileiro de avaliação da educação superior; Qualidade acadêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese