SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue79Spirituality within popular education in healthParticipant evaluation of educational practices in health services author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

RIBEIRO, Kátia Suely Queiroz Silva. A experiência na extensão popular e a formação acadêmica em fisioterapia. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.79, pp. 335-346. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000300004.

As atividades de extensão universitária vêm ganhando espaço crescente no meio acadêmico. Entretanto, existem concepções e ideologias diversas norteando estas práticas. Nos cursos de graduação em Fisioterapia, em geral, as atividades de extensão são bastante pontuais; mesmo as que funcionam de forma mais regular têm, predominantemente, um caráter assistencialista. Este trabalho se propõe a relatar uma experiência de extensão em fisioterapia, que é realizada em uma comunidade periférica de João Pessoa e se orienta pelos princípios da educação popular. Registra-se a importância dessa experiência para a formação dos acadêmicos de fisioterapia, no sentido de lhes possibilitar uma aproximação com a realidade social da população, vivenciando a atuação na atenção básica, estabelecendo vínculos com as pessoas e organizações da comunidade, pautados no diálogo e na responsabilidade social.

Keywords : Fisioterapia; Educação popular; Extensão universitária; Atenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese