SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue79Participant evaluation of educational practices in health servicesThe social representations of traditional midwives and their way to care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MALFITANO, Ana Paula Serrata  and  LOPES, Roseli Esquerdo. Educação popular, ações em saúde, demandas e intervenções sociais: o papel dos agentes comunitários de saúde. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.79, pp. 361-372. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000300006.

Trata-se da análise da intervenção dos agentes comunitários de saúde (ACS) do Programa de Saúde da Família, com relação a demandas sociais, tendo como base uma região do centro expandido de São Paulo, caracterizada pela presença de cortiços e ex-cortiços e de movimento popular de luta por moradia. Essa região contava com a atuação de cinco ACS, dos quais três eram lideranças do movimento social. As análises focalizaram a dimensão da educação popular oriunda da participação no movimento social, a partir de seus militantes que desempenhavam a função de ACS. Objetivou-se apreender se a implantação de políticas e programas sociais possibilita a produção de formas de consolidação das redes sociais de suporte para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Trabalhou-se com pesquisa participante, entrevistas e observação. Aponta-se que as políticas e os programas sociais poderão atuar nas redes sociais se ampliarem seus horizontes de intervenção e buscarem a ação intersetorial.

Keywords : Políticas públicas; Movimentos sociais; Educação popular; Programa de Saúde da Família; Intervenções sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese