SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue80Education trough art for a sustainable futureTo enchant others, enchant yourself first: circle dancing and teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ALBANO, Ana Angélica. Arte e pedagogia: além dos territórios demarcados. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.80, pp. 26-29. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000100003.

O artigo apresenta uma experiência em projeto social com crianças em situação de risco social e pessoal, envolvendo uma pedagoga e um artista. Ambos estudavam na mesma universidade, mas só se encontravam no trabalho. Dividiam responsabilidades, mas não as partilhavam. Como professora de ambos, em disciplinas e institutos diferentes, tive a oportunidade de acompanhar de perto seus embates. Proponho, aqui, uma reflexão sobre a necessidade, apesar das dificuldades, de aproximação de profissionais dos campos da arte e da educação. E, também, sobre a importância de encontrarmos caminhos para a pesquisa em arte na educação, que respeitem a especificidade do campo. Tomando como referência a psicologia junguiana, procuro discutir a importância de encontrar na imagem o fio condutor para a pesquisa em arte e a necessidade de desenvolvermos uma observação atenta e cuidadosa durante a pesquisa, dando tempo para emergir tudo o que for necessário ser descoberto.

Keywords : Arte; Educação; Psicologia junguiana; Pesquisa com imagens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese