SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue80To enchant others, enchant yourself first: circle dancing and teacher trainingSecrets of the heart: school as a space for the sensitive look author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

PRICE, Graham. Em direção à autenticidade: encontro com a diferença. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.80, pp. 56-71. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000100005.

Este artigo apresenta reflexões sobre um estudo de caso, na Nova Zelândia, de um curso de Arte em uma classe de alunos de sete a nove anos. Investiga a motivação e os resultados gerados por um trabalho em equipe, que usa a arte como base de integração para um exame histórico, social e pessoal. Levanta questões sobre como professores de uma cultura dominante, e seus jovens alunos, podem se abrir às referências indígenas presentes na cultura de seu país e criar, com elas, um autêntico vínculo pessoal. Procura ilustrar algumas tensões geradas pelo papel tradicional do professor "controlador" e "detentor do conhecimento", revelando a face sutil da autoridade ilegítima. Como fazer com que a arte na escola abra espaço para que as crianças possam realmente se expressar e não apenas seguir à risca as indicações e diretrizes de seus respectivos professores? As respostas podem estar na maneira como os professores também se arriscam a serem autênticos, buscando suas referências histórico-culturais e as que se encontram nos arredores da escola.

Keywords : Arte; Educação; Relação professor-aluno; Autoria; Multiculturalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese