SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue80Secrets of the heart: school as a space for the sensitive lookMemory and (re)creation in teacher education: treading paths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

REILY, Lucia. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.80, pp. 84-102. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000100007.

A heterogeneidade é algo que o professor de Artes Visuais gerencia como parte de seu métier cotidiano. Entretanto, a diversidade se acentuou nas escolas brasileiras a partir do paradigma da inclusão, que assegura espaço no ensino regular para alunos com deficiências. Estes alunos podem necessitar de recursos para o atendimento de suas necessidades específicas em linguagem, motricidade e acesso ao conhecimento. A maioria dos cursos de licenciatura em Arte ainda não forma o professor para atuar na inclusão e, diante da falta de publicações na área, este se encontra despreparado para atuar no contexto da diversidade. Com a intenção de contribuir para as reflexões do professor, este artigo discute o ensino de arte para alunos com deficiências pautado na recente produção brasileira de conhecimento. Valoriza-se a construção de um trabalho de ateliê e de fruição, a partir da divulgação de resultados de pesquisas que falam de contextos educacionais e culturais brasileiros.

Keywords : Ensino de arte; Artes visuais; Inclusão; Deficiência; Produção de conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese