SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue80Teaching visual arts in schools within an inclusive context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

CINTRA, Simone Cristiane Silveira  and  ALBANO, Ana Angélica. Memória e (re)criação na formação de professores: trilhando caminhos. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.80, pp. 105-111. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000100008.

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre as possibilidades formativas estabelecidas na relação entre memória, criação e formação docente. O texto traz reflexões sobre aspectos de uma prática de formação realizada com alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Objetivamos, com esta reflexão, estabelecer relações entre os processos de rememoração e de criação de narrativas cênicas vivenciados pelas alunas, na perspectiva de que essas relações venham a contribuir para a pesquisa e as práticas de formação docente. Constituem os referenciais teóricos deste trabalho estudos sobre a pesquisa (auto)biográfica e aportes da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung. Resulta dessa análise a identificação dos processos de criação como espaços privilegiados para a produção e elaboração de símbolos, potencializando a ordenação do vivido por meio do rememorar, do encenar histórias de vida e do registro das experiências de formação com palavras e imagens.

Keywords : Memória; Símbolo; Formação de professor; Psicologia Analítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese