SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue81Resocialization: the challenge to educate women in the detention systemFamily and community coexistence is a right of children and adolescents and a reality that should be rethought by school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. O idoso na contemporaneidade: a necessidade de se educar a sociedade para as exigências desse "novo" ator social, titular de direitos. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.81, pp. 179-188. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000200004.

Este artigo descreve o quadro de transformações históricas do Brasil, na segunda metade do século XX, para inserir aí a questão do idoso, numa perspectiva do envelhecimento da população. Situa as mudanças sociais, a perda de poder do idoso, fruto da urbanização e da modernização, com sua estrutura de empregos que transformou o antigo chefe da família extensa no aposentado. Propõe então medidas para recuperação da dignidade dessa importante "categoria sociológica", a partir da educação da nova sociedade. Sugere ainda que, para os professores de crianças e adolescentes que receiam lidar com o Estatuto da Criança e do Adolescente, talvez um bom caminho para enfrentar a complexa área dos direitos humanos seja trabalhar com seus alunos na valorização da memória do idoso, o que significa ao mesmo tempo fazê-los adquirir conhecimentos e valorizar os mais velhos, reconhecendo-os como titulares de direitos.

Keywords : Envelhecimento da população; Mudança social; Dignidade do idoso; A escola e a memória do idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese