SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue82Children's media culture and the construction of the notion of historical timeContributions of children's literature to learn notions of historical time: reading and questioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

MEDEIROS, Andréa Borges de. Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infância. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp. 325-338. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300004.

O texto resulta de uma pesquisa de doutoramento em processo de finalização que investiga as dinâmicas da memória na infância. Por meio da análise das elaborações das crianças na comunicação de suas lembranças através de narrativas, observa-se como se configura a habilidade das crianças para estabelecer relações entre tempos. Propor às crianças que contem sobre o seu passado, sob a mediação dos artefatos produzidos no cotidiano escolar, pode proporcionar-lhes uma experiência narrativa com forte potencial para promover a compreensão da temporalidade histórica.

Keywords : Tempo; Narrativa; Infância; Memória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese