SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue82Children and narratives: ways of remembering and understanding time in childhoodDislocations in time and History learning in the first years of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

ZAMBONI, Ernesta  and  FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp. 339-353. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300005.

O artigo aborda  o desenvolvimento das noções do tempo histórico a partir das contribuições da  literatura infantil. Como a linguagem literária ficcional, constitutiva do processo de formação da criança, contribui para a aprendizagem da temporalidade histórica nos primeiros anos de escolaridade? As autoras analisam a temática, tendo como referência a leitura de obras literárias, de ampla divulgação no universo da educação escolar brasileira.

Keywords : Tempo histórico; Literatura infantil; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese