SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número82Crianças e narrativas: modos de lembrar e de compreender o tempo na infânciaOs deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

ZAMBONI, Ernesta  e  FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.339-353. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300005.

O artigo aborda  o desenvolvimento das noções do tempo histórico a partir das contribuições da  literatura infantil. Como a linguagem literária ficcional, constitutiva do processo de formação da criança, contribui para a aprendizagem da temporalidade histórica nos primeiros anos de escolaridade? As autoras analisam a temática, tendo como referência a leitura de obras literárias, de ampla divulgação no universo da educação escolar brasileira.

Palavras-chave : Tempo histórico; Literatura infantil; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons