SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue82Contributions of children's literature to learn notions of historical time: reading and questioningStrange pasts found in a museum: children and their views on unknown times author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

TUMA, Magda Madalena; CAINELLI, Marlene Rosa  and  OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp. 355-367. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300006.

Apresentamos neste artigo a análise da progressão do conhecimento no sentido da complexidade do pensamento histórico, com ênfase nos deslocamentos temporais. Situamos nossa investigação no processo de entendimento do aluno quanto aos deslocamentos temporais, o que nos aproximou do constituído e/ou em constituição pela criança em termos de pensamento histórico perante a história ensinada.

Keywords : Noções de tempo; Educação histórica; Ensino e aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese