SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número82Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagaçõesEstranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

TUMA, Magda Madalena; CAINELLI, Marlene Rosa  e  OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Os deslocamentos temporais e a aprendizagem da História nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.355-367. ISSN 1678-7110.  https://doi.org/10.1590/S0101-32622010000300006.

Apresentamos neste artigo a análise da progressão do conhecimento no sentido da complexidade do pensamento histórico, com ênfase nos deslocamentos temporais. Situamos nossa investigação no processo de entendimento do aluno quanto aos deslocamentos temporais, o que nos aproximou do constituído e/ou em constituição pela criança em termos de pensamento histórico perante a história ensinada.

Palavras-chave : Noções de tempo; Educação histórica; Ensino e aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons