SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue82Strange pasts found in a museum: children and their views on unknown timesA matter of time: the uses of memory in History classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

PEREIRA, Júnia Sales  and  CARVALHO, Marcus Vinicius Corrêa. Sentidos dos tempos na relação museu/escola. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp. 383-396. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300008.

Neste texto apresentamos reflexões a respeito da questão da processualidade dos tempos históricos na relação museu-escola, sinalizando para a relevância dos estudos sobre a memória, a história e o esquecimento para qualificar esta discussão. A relação pedagógica estabelecida com o museu é compreendida como parte de um processo educativo que não se encerra na visitação museal, mas atravessa esse momento, buscando compreender a dinâmica da dimensão formativa desta interação em que o protagonismo e a criatividade dos sujeitos envolvidos são considerados como fatores determinantes.

Keywords : Ensino de História; Escola; Museu; Tempo; Memória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese