SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número82Estranhos passados encontrados em um museu: a criança e seus olhares sobre o tempo desconhecidoUma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

PEREIRA, Júnia Sales  e  CARVALHO, Marcus Vinicius Corrêa. Sentidos dos tempos na relação museu/escola. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.383-396. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300008.

Neste texto apresentamos reflexões a respeito da questão da processualidade dos tempos históricos na relação museu-escola, sinalizando para a relevância dos estudos sobre a memória, a história e o esquecimento para qualificar esta discussão. A relação pedagógica estabelecida com o museu é compreendida como parte de um processo educativo que não se encerra na visitação museal, mas atravessa esse momento, buscando compreender a dinâmica da dimensão formativa desta interação em que o protagonismo e a criatividade dos sujeitos envolvidos são considerados como fatores determinantes.

Palavras-chave : Ensino de História; Escola; Museu; Tempo; Memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons