SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue82Meanings of times in the museum-school relationshipExhibiting, retaining, transforming and/or projecting: temporalities staged in contemporary museums author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

RAMOS, Francisco Régis Lopes. Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp. 397-411. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300009.

Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.

Keywords : Ensino de História; Escrita da história; Memória; Tempo; Literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese