SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número82Sentidos dos tempos na relação museu/escolaExpor, reter, transformar e/ou projetar: temporalidades em cena nos museus contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão On-line ISSN 1678-7110

Resumo

RAMOS, Francisco Régis Lopes. Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.397-411. ISSN 1678-7110.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300009.

Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.

Palavras-chave : Ensino de História; Escrita da história; Memória; Tempo; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons