Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Cadernos CEDES
versão On-line ISSN 1678-7110
Resumo
RAMOS, Francisco Régis Lopes. Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.397-411. ISSN 1678-7110. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000300009.
Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.
Palavras-chave : Ensino de História; Escrita da história; Memória; Tempo; Literatura.