SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue83The creation of the teacher training college: the press and the assertion of a school culture (Campinas, 1901-1903)Public school in Mexico and the uncertain definition of the nation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SOLER, Carlos Jilmar Diaz  and  DE ROSSI, Vera Lucia Sabongi. Escolas traçadas com régua e compasso na Colômbia e no Brasil. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.83, pp.35-56. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000100003.

Com este artigo, que é parte de uma pesquisa mais ampla, pretendemos refletir sobre o processo de escolarização da infância, em duas revistas destinadas à formação de professores para o magistério. Ambas produzidas por grupos articulados a políticas educacionais e divulgadas para as redes públicas de ensino de São Paulo (Brasil) e outra para Bogotá (Colômbia), de 1932 a 1939. Fizemos duas perguntas às revistas: O que podem nos dizer sobre as finalidades políticas da formação de professores para o magistério? E sobre as relações entre os métodos científicos da psicologia e da pedagogia? No final, apresentamos nossas suspeitas de cumplicidade entre projetos pedagógicos e projetos políticos autoritários, atuando no conjunto das forças cognitivas, psicológicas, culturais e institucionais.

Keywords : Escolarização pública; Formação docente; Psicologia; Projetos pedagógicos e políticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License