SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue83The creation of the teacher training college: the press and the assertion of a school culture (Campinas, 1901-1903)Public school in Mexico and the uncertain definition of the nation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos CEDES

Print version ISSN 0101-3262

Abstract

SOLER, Carlos Jilmar Diaz  and  DE ROSSI, Vera Lucia Sabongi. Escolas traçadas com régua e compasso na Colômbia e no Brasil. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.83, pp. 35-56. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000100003.

Com este artigo, que é parte de uma pesquisa mais ampla, pretendemos refletir sobre o processo de escolarização da infância, em duas revistas destinadas à formação de professores para o magistério. Ambas produzidas por grupos articulados a políticas educacionais e divulgadas para as redes públicas de ensino de São Paulo (Brasil) e outra para Bogotá (Colômbia), de 1932 a 1939. Fizemos duas perguntas às revistas: O que podem nos dizer sobre as finalidades políticas da formação de professores para o magistério? E sobre as relações entre os métodos científicos da psicologia e da pedagogia? No final, apresentamos nossas suspeitas de cumplicidade entre projetos pedagógicos e projetos políticos autoritários, atuando no conjunto das forças cognitivas, psicológicas, culturais e institucionais.

Keywords : Escolarização pública; Formação docente; Psicologia; Projetos pedagógicos e políticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese