SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número84Compulsory high schoolNa contramão do ensino médio inovador: propostas do Legislativo Federal para inclusão de disciplinas obrigatórias na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

BRANDAO, Carlos da Fonseca. O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.84, pp. 195-208. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000200003.

A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo "antigo" Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.

Palavras-chave : Ensino médio; Plano Nacional de Educação; Ensino profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português