SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número84O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feitoPolíticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

AMARAL, Daniela Patti do  e  OLIVEIRA, Renato José de. Na contramão do ensino médio inovador: propostas do Legislativo Federal para inclusão de disciplinas obrigatórias na escola. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.84, pp. 209-230. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000200004.

A proposta do Ministério da Educação (MEC) para um ensino médio inovador tem como perspectiva estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos e promovam articulação interdisciplinar voltada para o desenvolvimento de conhecimentos, saberes, competências, valores e práticas. No presente artigo foram analisadas 15 proposições apresentados na Câmara Federal no período posterior à aprovação da proposta do ensino médio inovador pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Concluímos que, na contramão de uma proposta inovadora para o ensino médio, o Congresso brasileiro insiste na apresentação de projetos de lei que incluam disciplinas obrigatórias na escola, contemplando diferentes conteúdos, a partir de uma perspectiva fragmentada do currículo.

Palavras-chave : Política educacional; Disciplinas escolares; Poder Legislativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português