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Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

MELO, Savana Diniz Gomes  e  DUARTE, Adriana. Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalização. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.84, pp. 231-251. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000200005.

Este artigo busca analisar as inflexões ocorridas nas políticas para o ensino médio no Brasil, a partir de 2007, problematizando o contexto em que foram produzidas e as contradições presentes nesse processo. Procura identificar as mudanças empreendidas, os discursos que lhes deram sustentação e as medidas e programas governamentais decorrentes. Retrata e analisa essas mudanças e suas implicações no âmbito dos estados, enfocando o caso de Minas Gerais. Com base nos argumentos reunidos, aponta algumas considerações e tendências observadas no rumo traçado pelas políticas atuais, no que tange às finalidades e à universalização dessa etapa da educação básica no país.

Palavras-chave : Políticas para o ensino médio; Finalidade; Universalização.

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