SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número84Políticas para o ensino médio no Brasil: perspectivas para a universalizaçãoJuventude, trabalho e escola: elementos para análise de uma posição social fecunda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

LEAO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio  e  REIS, Juliana Batista dos. Jovens olhares sobre a escola do ensino médio. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.84, pp.253-273. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000200006.

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada com estudantes do Pará sobre as relações entre projetos de vida de jovens e as escolas públicas de ensino médio. Os dados foram coletados em 2009, por meio de doze Grupos de Diálogos com 245 jovens, organizados em duas cidades do interior do estado (Moju e Santarém) e na capital. A partir dos depoimentos dos jovens, foi possível identificar algumas contribuições das escolas à realização de suas demandas e expectativas, mas também muitas lacunas e impasses. O texto parte de uma discussão geral sobre o contexto do ensino médio no país e a relação com a juventude para situar a realidade específica das escolas paraenses segundo o olhar dos jovens pesquisados, compreendendo assim as distâncias e aproximações entre as expectativas juvenis e as experiências oferecidas por suas escolas.

Palavras-chave : Educação; Ensino médio; Juventude.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons