SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número85The teaching of social sciences in the 1st and 2nd degreesTeaching of Sociology: periodization and campaign for obligatoriness índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos CEDES

versión impresa ISSN 0101-3262

Resumen

MENDONCA, Sueli Guadelupe de Lima. A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85, pp. 341-357. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003.

O objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não "aprendem" e outros porque não conseguem "ensinar". O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular?

Palabras llave : Função social da escola; Significados e sentidos; Ensino de Sociologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués