SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número85O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º grausEnsino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

MENDONCA, Sueli Guadelupe de Lima. A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85, pp. 341-357. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300003.

O objetivo desse artigo é problematizar a função social da escola na sociedade capitalista atual. Tendo historicamente a função da transmissão do conhecimento, a escola, nas últimas décadas, vem passando por sérias dificuldades em cumprir, ao menos em parte, essa função social. Estudantes e professores não se identificam mais nesse espaço institucional, uns porque não "aprendem" e outros porque não conseguem "ensinar". O estranhamento dos agentes sociais em suas relações na escola faz com que sentidos e significados se percam no processo pedagógico. As motivações de ambos se distanciam na atividade, esvaziando as ações e o alcance dos objetivos que, a priori, deveriam ser comuns. O que está na base desse conflito? A escola teria esgotado sua função social, esvaindo-se como espaço de produção e socialização de conhecimentos? A contribuição do olhar sociológico nessa problemática deve se constituir como um desafio às Ciências Sociais, de modo geral, e ao ensino de Sociologia, de modo particular?

Palavras-chave : Função social da escola; Significados e sentidos; Ensino de Sociologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português