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Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

MORAES, Amaury. Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85, pp.359-382. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300004.

Embora as cronologias se apresentem como fruto de uma objetividade de datas, tais datas estão marcadas por uma escolha, e tal escolha já é índice de interpretação. As datas estão longe de ser dados indiscutíveis são construídas também, tal como os fatos históricos: fazem parte de uma versão. No caso da Sociologia, a interpretação corrente sobre sua presença/ausência na escola média se deveria a contextos ideologicamente marcados: em períodos democráticos, a Sociologia está presente; em períodos autoritários, ela está ausente. Nossa hipótese é de que essa interpretação decorre da perspectiva dos que são a favor da obrigatoriedade da disciplina, que dizem que a Sociologia, por ser crítica, é uma ameaça ao regime, sendo então excluída. Para nós, outros fatores condicionaram essa intermitência, em especial a formação de uma burocracia educacional responsável por administrar o currículo.

Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Ensino médio; Currículo; Burocracia educacional.

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