SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número85Teaching of Sociology: periodization and campaign for obligatorinessHigh school Sociology: writing a section for the project São Paulo Faz Escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos CEDES

versión impresa ISSN 0101-3262

Resumen

LENNERT, Ana Lúcia. Condições de trabalho do professor de Sociologia. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85, pp.383-403. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300005.

O artigo tem como objetivo apresentar as condições de trabalho dos professores de Sociologia, no período atual, e, também, descrever e analisar as mudanças advindas de um conjunto de leis aprovadas no segundo semestre de 2009, no estado de São Paulo. O texto estrutura-se da seguinte forma: (1) Breve histórico da Sociologia como disciplina escolar. Este tópico apresenta a história da disciplina por meio das políticas educacionais, colocando ênfase nos seus desdobramentos no período mais recente no Estado de São Paulo. (2) Condições de trabalho. O objetivo deste tópico é o de analisar quatro pontos referentes às condições de trabalho, que se relacionam com a legislação discutida. Os pontos são os seguintes: (2.1) Salário; (2.2) Jornada de trabalho; (2.3) Carreira e (2.4) Relações de trabalho. Este artigo justifica-se pela compreensão dos reflexos das novas leis no trabalho docente e na trajetória e institucionalização da Sociologia como disciplina escolar.

Palabras clave : Professor de Sociologia; Condições de trabalho; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons