SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número85Condições de trabalho do professor de SociologiaSociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

SCHRIJNEMAEKERS, Stella Christina  e  PIMENTA, Melissa de Mattos. Sociologia no ensino médio: escrevendo cadernos para o Projeto São Paulo faz Escola. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85, pp. 405-423. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300006.

O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (see) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a see tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerando-se a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular.

Palavras-chave : Sociologia; Ensino médio; Escola pública; Estado de São Paulo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português