SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número85Sociologia no ensino médio: escrevendo cadernos para o Projeto São Paulo faz Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cadernos CEDES

versão impressa ISSN 0101-3262

Resumo

LOPES, Doraci Alves; CAMARGO, Dulce Maria Pompêo de  e  COSTA, Rafael Fernando da. Sociologia no ensino médio em um mundo em mudanças: a questão da "confluência perversa". Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.85, pp. 425-446. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000300007.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre Oficinas Pedagógicas de Sociologia oferecidas mensalmente para a formação continuada de professores de ensino médio da escola pública, bem como para a formação de licenciados de Ciências Sociais pelo Laboratório de Ensino, Sociedade e Cultura (lesc) da puc-campinas (1998-2007). O conceito de "confluência perversa" permitiu-nos repensar as oficinas em meio à disputa entre o projeto político democrático e o projeto político neoliberal, uma vez que a educação e a escola passaram, desde o início de 1990, por transformações que atingiram as relações de trabalho docente, cada vez mais fragmentado e desregulamentado. E mais, além da implantação de avaliações de larga escala com criação de rankings entre as escolas públicas, estas passaram a ser disputadas por projetos de educação não formal da sociedade civil, em "parcerias" pouco preocupadas com uma discussão democrática interna para se adequarem à realidade concreta das escolas. Tais desafios, ao nosso entender, são um dos núcleos de atuação da "confluência perversa" no país, pouco percebida naqueles anos de lesc e talvez até nos dias de hoje.

Palavras-chave : Formação de professores; Sociologia; Ensino médio; Confluência perversa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português