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Cenas (im)próprias para crianças?

(Im)proper scenes for children?

O tema deste artigo é o anime japonês Dragonball Z e os modos como meninos - fãs de grupos socioeconômicos díspares - produziram significações sobre ele. Propõe-se (1) colocar em evidência dois eixos temáticos que constituem esta narrativa: "lutar-agredir" (certamente sua face mais visível) e "cuidarproteger", a partir das relações entre três personagens - Goku, Gohan e Piccolo (em suas posições de pai, filho/discípulo e mestre, respectivamente), (2) analisar os valores que são veiculados nestas relações e (3) dar voz às leituras e produções de significações feitas por algumas crianças sobre estes eixos e valores. Pretende-se, a partir disso, levantar hipóteses sobre: (a) as razões que fizeram de Dragonball Z um sucesso da mídia televisiva e (b) os efeitos da posição dos adultos (e, em especial, dos educadores) de qualificarem esta produção (e/ou outras similares) como imprópria(s) para a infância, a priori.

Infância; Animes japoneses; Educação


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