Acessibilidade / Reportar erro

Conversando sobre textos na alfabetização: o papel da mediação docente

Talking about texts in 1st grade classes: the role of teacher mediation

Com base na teoria sociointeracionista e na abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, o artigo analisa situações de conversa sobre textos escritos em duas salas do 1º ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. As situações foram extraídas de uma sequência didática planejada para o ensino do gênero reportagem. Os momentos de leitura e conversa sobre as reportagens conduzidos por cada professora foram audiogravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise desses dados foram identificados os tipos de perguntas formulados pelas professoras (antes, durante e depois da leitura) e as habilidades de compreensão estimuladas nas crianças. A análise evidencia o papel fundamental da mediação docente para o desenvolvimento da compreensão de textos escritos em crianças em processo de alfabetização.

Ensino da compreensão; Conversa sobre textos; Leitura; Alfabetização


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br