Acessibilidade / Reportar erro

"Jornal papel": documento e dispositivo pedagógico

Newspaper: paper, document and pedagogical apparatus

Os jornais estão presentes na escola em diversas situações didáticas, reforçando o papel da leitura e da escrita como definidoras de uma cultura escolar. É nisso que se fundamenta a escolha do jornal impresso como objeto de estudo. Nosso foco voltou-se para a relação texto verbal escrito e texto imagético constitutiva dessa mídia nas seções dedicadas à divulgação da ciência, buscando compreender as relações entre esses textos, na formação de estruturas que explicitam determinados modelos de ciência e possibilitam o desenvolvimento de práticas educativas. Os jornais escolhidos foram os de grande circulação nacional, referentes ao período de 2006 a 2011. As leituras indicaram que a estrutura expressa na relação texto verbal e imagético tem marcadores no sentido de controlar a polissemia, mas em outros marcadores exploram possibilidades de diferentes leituras, encaminhando uma concepção de ciência afirmativa ou de ciência indagativa.

Jornal impresso; Divulgação científica; Imagem


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br